You are here
Home > Queijaria > Queijo provolone: história, características e desenvolvimento

Queijo provolone: história, características e desenvolvimento

Imagem meramente ilustrativa de queijo provolone. Imagem de Freepik.

O queijo provolone é um queijo italiano feito de leite de vaca, cujas origens são no sul da Itália.

O queijo provolone é um excelente acompanhamento para vinhos tintos incorporados e antigos. Na mesa, pode ser servido com pães e, é claro, em receitas de massas.

Para ajudar você a entender mais sobre o queijo provolone, preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe conosco agora mesmo!

História do queijo provolone

Provolone é um queijo nativo do sul da Itália que tem uma longa história.

Este queijo de alguma forma representa a unificação da Itália, já que foi depois de 1861 que muitos produtores do sul se estabeleceram no norte da Itália, especialmente nas províncias de Piacenza, Cremona e Brescia, onde encontraram um ambiente favorável para o desenvolvimento de suas empresas, com grande disponibilidade de leite e a infraestrutura necessária.

Gennaro Auricchio, inventor do provolone, natural de San Giuseppe Vesuviano, fundou em 1877 a primeira empresa de laticínios e inventou o coalho especial que dá ao provolone suas preciosas peculiaridades.

Alguns historiadores associam esse termo à palavra “provola”, que se refere à amostra que é usada para controlar o grau de fiação do produto, durante a preparação do queijo; no entanto, outros afirmam que ele é derivado da palavra provatura, que se refere à sua forma esférica.

Embora a forma original do provolone fosse redonda, a introdução de moldes no início do século XX permitiu outras formas.

Literalmente provolone significa uma ótima provola e, embora a origem do termo não seja clara, é um queijo completamente original, que se distingue por seu excelente sabor e capacidade de amadurecer por longos períodos sem secar excessivamente.

Descrição do queijo provolone

É um queijo italiano semiduro para todos os fins, com uma cor clara e uma textura firme e fibrosa, com um sabor suave e esfumaçado, que pode ser cortado sem desmoronar e, quando envelhecido, é adequado para ralar.

Praticamente não tem buracos; o sabor pode variar de suave a forte e picante, dependendo do tempo de maturação. A casca é dura, mas fina, amarela brilhante e ligeiramente esfumaçada.

Provolone é um queijo fresco esticado com duas variedades: doce, também chamado de provolone macio, com uma textura suave e sabor delicado; esta variante tem de 2 a 3 meses de maturação e a outra variedade é o chamado provolone picante, que fica amadurecendo de 6 a 12 meses; este queijo é mais seco e mais forte em sabor.

Processo de desenvolvimento

O processo de fabricação de queijo provolone começa aquecendo o leite, que pode ser vaca, búfalo ou ambos, a 32 ° C com 1 ou 2% de culturas de mesofilo e termófilos (S. thermophilus e L. bulgaricus), deixando-o descansar por 30 minutos.

Em seguida, é passado para o processo de coagulação, para o qual aproximadamente 2 ml de coalho líquido são adicionados; posteriormente, o leite é deixado para descansar por 30 a 45 minutos enquanto a cultura age e o coalho forma a coalhada.

O leite deve começar a mostrar sinais de coagulação entre 12 e 15 minutos e o tempo para obter a firmeza final para o corte será de 30 e 45 minutos.

Quando a coalhada estiver pronta, ela terá a consistência de um gel firme. É hora de cortar a coalhada fazendo cortes paralelos de 1 a 2 centímetros de distância.

Então o mesmo corte é feito, mas em uma direção perpendicular, de modo que a superfície se assemelhe a uma malha de grade.

Então, com uma concha ou colher, corte-a em pedaços até ter uma panela cheia de cubos de coalhada. Uma vez cortado, é agitado por 10 minutos para que comece a liberar o soro.

Em seguida, é seco; isso será feito aumentando lentamente a temperatura para 48 ° C. O tempo total de cozimento será de 45 minutos e pode ser estendido por até 1 hora.

A coalhada é bem drenada no filtro e consolidada por 1 hora. Neste ponto, o soro de leite pode ser removido e a coalhada pode ser transferida para um filtro para drenagem.

O ácido final deve se desenvolver em mais 2 ou 3 horas quando a coalhada tiver desenvolvido um pH ácido final de 5,2.

Uma vez que a massa de coalhada tenha desenvolvido seu ácido final, ela deve ter formado uma massa consolidada e esteja pronta para aquecimento e alongamento finais, um processo no qual a coalhada é amassada e esticada para desenvolver a elasticidade típica.

O queijo agora entra no processo de imersão em uma salmoura saturada por 12 horas, seca por um ou dois dias e depois transferido para a adega, onde o processo de maturação será realizado.

A temperatura ambiente da adega deve estar entre 10 e 15 ° C e deve ter uma umidade entre 80 e 85%. Este queijo estará maduro entre 4 e 9 meses, mas pode amadurecer por mais tempo para obter um sabor mais forte.

Imagem meramente ilustrativa de queijo provolone. Imagem de Freepik.
Imagem meramente ilustrativa de queijo provolone. Imagem de Freepik.

Gostou de saber mais sobre o queijo provolone? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!

Deixe um comentário

Top